MESOTERAPIA CORPORAL

A mesoterapia consiste na aplicação de substâncias medicamentosas na pele, debaixo dela ou nos músculos, com finalidades específicas. Normalmente ela é aplicada para tratamento de estrias brancas, gordura localizada e até mesmo queda de cabelo. Podem ser aplicados diversos compostos, que são mesclados conforme a queixa do paciente.

Indicações da mesoterapia

A mesoterapia pode ser usada no rosto e no corpo, e por isso acaba tendo diversas finalidades. Confira as principais:

– Estrias brancas;
– Gordura localizada;
– Celulite;
– Tratamentos capilares;
– Queda de cabelo com várias causas (calvície, deficiência de vitaminas, alterações hormonais).

Como é realizada a mesoterapia

A mesoterapia consiste na aplicação local de substâncias, com agulhas muito finas e específicas para a técnica.

Número de sessões

São indicadas, em média, entre 5 a 10 sessões e os resultados variam de acordo com cada caso e objetivo. Cada sessão dura em média 30 minutos e elas podem ser feitas semanalmente. Os resultados normalmente surgem na terceira sessão, mas tudo depende da indicação clínica e do tipo de problema tratado.

Cuidados antes da mesoterapia

No dia do tratamento é importante que a pele esteja limpa, sem cremes ou outros produtos na pele. Qualquer fator que deixe o sangue mais fluido é contraindicado nos dias anteriores ao tratamento, como ácido acetilsalicílico (aspirina).

Cuidados após a mesoterapia

É preciso tomar cuidado com os locais em que as substâncias foram aplicadas, sendo aconselhável o uso de tecidos de algodão, evitando jeans e também sentar-se em superfícies diretamente com a pele. É indicado usar compressas geladas no corpo, para reduzir a dor e o desconforto, além de diminuir a formação de hematomas. Caso eles se formem, é muito importante ter uma proteção solar adequada, para evitar manchas. É importante também evitar outras técnicas estéticas

Contraindicações

A mesoterapia está contraindicada para grávidas, pessoas com doenças autoimunes (como o lúpus, por exemplo) ou que apresentem alguma doença de pele no local onde será realizada a injeção do produto. Pessoas alérgicas às substâncias aplicadas também são contraindicadas.

Possíveis complicações da mesoterapia

Uma das complicações que podem ocorrer na mesoterapia é a infeção por microbactérias, que podem ocorrer por uma assepsia (esterilização) não adequada do material ou pela contaminação das substâncias aplicadas. Normalmente ela exige o tratamento com diferentes medicamentos e pode resultar em cicatrizes não estéticas. Também podem ocorrer outros problemas como erupções na pele, necroses, urticária e até mesmo atrofia, normalmente causados por má execução do procedimento ou pelo tipo de substância aplicada, caso ela não seja indicada ou aplicada de forma errada. Mas esses riscos são raros e altamente improváveis quando a técnica é executada por um médico habilitado.